A caminhada do Líder
O que esperar de um Líder? Qual o papel de um Líder? Qual o perfil ideal de um Líder? Quais as atividades de um Líder? Perguntas que na maioria das vezes as respostas não são tão claras e nem mesmo compreendidas. São muitas as variáveis comportamentais e atitudinais, e na sua grande maioria confundem gestores que talvez não tenham feito as escolhas ou a seleção baseada em critérios para esta escolha. Resultados e desempenho são dois ítens mais esperados e desejados por gestores. O primeiro atribuído a metas ou métricas e o segundo à condução para chegar aos resultados. Porém ambos diretamente ligados a comportamento e a forma de comunicar (postura e verbalização). Até porque vários são os verbos que são inversamente proporcional ao seu desempenho, são eles: orientar, conduzir, monitorar, cobrar, auxiliar, compartilhar, comunicar, delegar, influenciar, direcionar, persuadir, aceitar, treinar, capacitar, informar, desenvolver, responsabilizar, inspirar…poderíamos listar vários na caminhada de um Líder. Acredito que dentre todos e todos têm sua devida importância em algum momento, inspirar é um comportamento que facilita as funções de um Líder. E quais seriam as funções de um Líder? Todos os verbos acima citados, utilizados dentro de uma condição emocional equilibrada e com inteligência emocional fazem parte das funções (ações). As habilidades técnicas (hard skills) e as competências comportamentais (soft skills) fazem toda a diferença em uma liderança de resultados. A caminhada de um Líder sempre terá pessoas ao longo da jornada, terá acertos e erros, com aprendizados e mudanças, com desafios e pressões, desta forma será muito importante o autodesenvolvimento e o autoconhecimento para saber a cada dia como fazer, como ser, como se comunicar, ou seja, fazer o seu melhor e extrair o melhor da sua equipe. O Líder não precisa saber fazer, mas é imprescindível que conheça muito bem o processo e tenha certeza de como deve ser a entrega (o resultado) e a percepção do todo e a convicção da importância de todos para o resultado. A sua atuação e o seu desempenho estão atrelados às informações, ao conhecimento da visão, estratégias, indicadores e metas, a internalização e à prática da missão e valores. O Líder de alguma forma está inserido no contexto do “salário emocional” dos colaboradores, ou seja, a qualidade do ambiente de convivência e o relacionamento interpessoal também fazem parte da forma como interage e fazem a gestão. Não esquecendo em momento algum que é um ser humano, podendo melhorar sempre e até mesmo contar com um mentor (mentoria), contribuindo com o seu desenvolvimento e desempenho, colaborando com sua assertividade e atuação de forma segura.