“Se você não sabe para onde vai, todos os caminhos te levam para lugar nenhum.” – Henry Kissinger
“Por trás de toda empresa de sucesso existe uma estratégia eficaz.” – Michael Cusumano
Missão da empresa
Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz, ela se define pela sua missão.
Missão: razão de existir da organização. Dá significado ao negócio.
“Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explicita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa” Philip Kotler.
A MISSÃO EXPRESSA:
A) A razão de ser da organização
B) O porquê ela existe e para que ela existe
Redigir a missão da empresa não é um processo de criação, mas de revelação, pois este é o ato de descortinar a alma da empresa, que dá o sentido para o engajamento dos colaboradores. A cada revisão do texto, o mesmo é ajustado para aprimorar o Propósito, mas na sua essência, provavelmente permanecerá a mesma ao longo dos anos. Para surtir efeito, a missão precisa ser vivida pela organização.
Questões para refletir ao elaborar a missão:
Porque a declaração da missão é importante? Quais são os benefícios de uma missão?
Qual a razão de ser da empresa?
Qual é o papel da empresa na sociedade?
Qual é a natureza do negócio da empresa?
Qual a demanda genérica da sociedade que a empresa deseja atender?
Ajuda a concentrar o esforço das pessoas para uma direção, ao explicar os principais compromissos da empresa.
Afasta o risco de buscar propósitos conflitantes, pois evita desgastes e conflitos durante a execução do plano estratégico.
Prioriza a alocação de recursos.
Embasa a formulação das políticas e dos objetivos organizacionais.
AS PERGUNTAS MAIS SIMPLES ...INVOCAM AS RESPOSTAS MAIS COMPLEXAS.
E VOCÊ? AONDE QUER CHEGAR? E SUA EMPRESA????
Luiz Alberto -Professor, Consultor e Palestrante VLSM