Muitos empresários me perguntam como fazer, por onde começar, a gestão da sua empresa. Muitos fazem diversos cursos em diversas entidades e “aprendem” inúmeras ferramentas e no fim não aplicam nenhuma delas, e acabam levando o dia a dia como sempre fizeram, “apagando incêndios” de forma desorganizada e chegando ao final do dia com a sensação de cansaço e “hoje não consegui fazer nada”, pois passou o dia correndo e resolvendo “pepinos”.
Pois nesse nosso bate papo lhe darei um caminho a ser seguido e comprovadamente uma metodologia de sucesso em várias empresas de todo o mundo. Trata-se do Modelo de Excelência em Gestão, ou apenas MEG.
Como surgiu ?
Em meados da década de 1980, o governo dos Estados Unidos da América identificou a necessidade de incentivar a busca de um conjunto de conceitos capazes de orientar suas organizações em resposta ao crescimento das indústrias japonesas. Foi então conduzido um estudo por uma consultoria em empresas consideradas de Classe Mundial, ou “ilhas de excelência” no país, visando identificar o que elas possuíam em comum que as tornava diferentes das demais organizações.
Este estudo deu origem ao modelo de reconhecimento das organizações por meio de premiações, como o Prêmio Malcolm Baldrige, nos EUA, e, no Brasil, o Prêmio Nacional da Qualidade sob a administração da então denominada Fundação Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ).
O MEG apresenta-se atualmente na forma de instrumentos de avaliação que incluem 8 Critérios , com questões específicas, bem como fatores de avaliação.
Neste sentido, colabora para a disseminação no país das boas práticas de gestão, além de ser um instrumento de modelagem da gestão das organizações que o utilizam.
Como implantar o MEG ?
O Modelo de Excelência em Gestão é composto de 8 critérios :
1. Liderança
2. Estratégias e Planos
3. Clientes
4. Sociedade
5. Informações e Conhecimento
6. Pessoas
7. Processos
8. Resultados
O critério ESTRATÉGIAS E PLANOS apresenta várias questões. Unirei algumas e utilizaremos como exemplo:
(P) Como são analisadas as forças impulsoras e restritivas do ambiente externo, e do ambiente interno?
(P) Como são definidas, de forma participativa, as estratégias a serem adotadas pela organização? e os planos de ação para o êxito das estratégias?
A análise das forças impulsoras e restritivas do ambiente externo visa à definição de prioridades quanto às estratégias para seu aproveitamento ou contorno.
As forças impulsoras e restritivas do ambiente interno abrangem aquelas relacionadas à força de trabalho, infraestrutura operacional, questões econômico-financeiras, processos, tecnologias, capacidades, informações e outros.
A aplicação da Matriz SWOT deve ser feita de forma adequada, com calma e tempo, pois é de suma importância que se conheça os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de CADA PROCESSO, pois os mesmos são inter-relacionados na empresa, no meu dia a dia observo em várias empresas que os processos são independentes e temos “várias” pequenas empresas dentro da mesma, o que ocasiona problemas de comunicação e inter relacionamento.
A definição dos planos de ação (ou projetos estratégicos), de forma participativa, tem a finalidade de selecionar projetos ou ações que possibilitam alcançar as estratégias definidas e os resultados definidos pelas metas, promovendo o entendimento, o alinhamento entre áreas e o comprometimento das pessoas.
A definição de indicadores e metas deve permitir a avaliação da eficácia das estratégias, sendo que o estabelecimento de metas para o êxito das estratégias tem como objetivo definir níveis de desempenho esperados para os indicadores estratégicos, com base em fatos, tais como: projeções de históricos, previsões mercadológicas, níveis de resultados alcançados por outras organizações do mercado ou setor de atuação, picos de resultados já alcançados anteriormente e desafios incrementais.
Portanto, ter estratégias e planos de ação, ou seja um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, é fundamental para que a sua empresa sobreviva e aguente as “pancadas” do dia a dia, a metodologia MEG traz a costura de todas as áreas da empresa, fazendo com que ela alcance excelência nos resultados.
Se temos 5. Informações e Conhecimento dos meus 3. Clientes e da 4. Sociedade com pessoas desenvolvidas em 1. Liderança monto 2. Estratégias e Planos para atendê-los melhor, com isso melhoro meus 7. Processos e consigo melhores 8. Resultados.
Luis Alberto - Professor, consultor e Palestrante VLSM.