Pandemia, poderíamos ter previsto? Sim ou não?
Nos dias atuais, quem tem um carro novo, normalmente tem um seguro do mesmo, certo? Eu lhe pergunto pra que? Você tem, paga, e de preferencia não quer usar, correto?
Para que serve o seguro então? Para minimizar sua perda, se ocorrer um sinistro ou roubo, contamos com ele para “perder” menos.
Pois então!! E na sua empresa? existem maneiras de minimizarmos nossas possíveis perdas ? Mas como?
Podemos calcular os riscos de alguma catástrofe acontecer. Mas o que é um risco ?
Risco é o efeito sobre a incerteza, ou seja, o desvio positivo ou negativo relacionado ao resultado esperado de um processo, projeto, ou qualquer outro objetivo. Desta forma, gestão de risco é um processo que visa identificar, analisar e planejar ações a fim de evitar situações indesejadas ou potencializar oportunidades.
A gestão de riscos busca identificar os “e se?” dos processos: e se isso acontecer? E se isso não acontecer? E se algo der errado? E se der certo?
O trabalho consiste em encontrar o máximo de “e se?” possível e gerenciá-los a fim de ter a possibilidade de prevenir a empresa contra ameaças e prepará-la para oportunidades.
Portanto, o primeiro passo é IDENTIFICAR os possíveis riscos, o segundo passo é analisar a PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA, o terceiro passo é calcular o IMPACTO na sua empresa e por fim PLANEJAR AÇÕES PARA MINIMIZAR esses impactos.
Vamos analisar um a um.
IDENTIFICAR : Utilizando uma análise profunda da Matriz SWOT, identificaremos as ameaças e oportunidades, ou seja, uma análise de cenário externo que passa por vários pilares.
PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA: A partir do histórico de ocorrências, do nível de exposição da sua empresa e do índice de vulnerabilidade, podemos calcular matematicamente a probabilidade dessa ocorrência, ou seja, um modelo matemático e não no “achismo” normalmente utilizado.
IMPACTO: Levando em consideração o tempo de recuperação financeira, a perda da imagem de sua empresa e os aspectos legais envolvidos calcula-se matematicamente o impacto que sua empresa sofrerá se aquele risco identificado se concretizar.
PLANEJAMENTO DE AÇÕES: Uma ótima ferramenta, entre muitas, para se planejar e acompanhar as ações a serem implementadas é o 5W2H aplicado da forma correta.
Enfim, poderíamos ter previsto em dezembro de 2019, se a pandemia ia chegar ao Brasil? e poderíamos ter calculado a probabilidade da ocorrência, o impacto que iria resultar e planejar ações com antecedência ?
E na sua empresa? Você está preparado para os riscos da “volta” ao normal? ou vai esperar as “coisas acontecerem” para montar sua GESTÃO DE RISCOS E PLANEJAMENTO DE AÇÕES ??
Luiz Alberto - Professor, Consultor e Palestrante VLSM.